quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Shampoo contém glúten

E eu aqui achando que só os alimentos podiam conter glúten. Como se não bastasse a comida, os cosméticos também contém glúten, o batom e o shampoo são dois deles.

O que sabemos é que a pele e o couro cabeludo não absorvem o glúten, mas a mucosa da boca e da região íntima, absorvem. Até mesmo através de um beijo, pode existir a contaminação com o glúten. Quando o Rodolfo come ou bebe alguma coisa com glúten, ele não pode me dar um beijo, ele precisa fazer sua higiene bucal e depois sim me beijar. 

O glúten também é encontrado em muitas fórmulas para tratamento corporal, mas os fabricantes desses produtos, nem sempre colocam na embalagem de forma direta, a presença dele.

Fazendo a caça por informações de shampoos que contém glúten, descobri que um shampoo da L’Occitane com óleo de lavanda, que tem em sua fórmula o hidrolized wheat protein - proteína de trigo hidrolisada, ou seja, contém glúten.
Outra marca de shampoo que eu adorava é a Éh! que infelizmente, tem o nosso querido glúten em sua fórmula. 


Imagem meramente ilustrativa


Alguns shampoos da Natura e da L'Oreal, também podem dar reações alérgicas por causa do glúten presente em sua composição, e como disse acima, infelizmente, em suas embalagens não vem a descrição de forma direta, então temos que ler com cuidado os ingredientes.


Eu usava um creme a base de aveia da Neutrogena, e quando descobri ser celíaca, tratei logo de deixar o creme de lado, já que o Drº Fausto, pediu para eu me atentar a esses detalhes também. A mesma coisa vale para os sabonetes, alguns como os da Nívea e os da Johnson's, são a base de aveia.

Na parte da frente do rótulo, vem escrito que o creme é a base de Aveia e Glicerina, não dificultando a identificação de sua composição.


Pensando na dificuldade de identificar nos rótulos dos cosméticos, a descrição do produto, achei uma lista que encontrei num blog super bacana, o Salada Médica.

Triticum Vulgare (Wheat) Germ Oil 
Triticum Vulgare (Wheat) Gluten
Triticum Vulgare (Wheat) Kernel Flour
Triticum Vulgare (Wheat) Starch
Wheat Germ Glycerides
Avena Sativa (Oat) Kernel Meal
Avena Sativa (Oat) Kernel Flour
Cyclodextrin
Dextrin (depende da fonte, nos EUA geralmente não contém glúten porque a dextrina é habitualmente extraída de milho ou arroz; na Europa pode conter, já que a dextrina é habitualmente extraída do trigo)
Dextrin Palmitate
Hydrolyzed Malt Extract
Hydrolyzed Oat Flour
Hydrolyzed Vegetable Protein
Hydrolyzed Wheat Flour
Hydrolyzed Wheat Gluten
Hydrolyzed Wheat Protein
Hydrolyzed Wheat Protein/PVP Crosspolymer
Hydrolyzed Wheat Starch
Secale Cereale (Rye) Seed Flour
Triticum Vulgare (Wheat) Germ Extract
Triticum Vulgare (Wheat) Germ Oil
Triticum Vulgare (Wheat) Gluten
Triticum Vulgare (Wheat) Starch
Wheat Amino Acids
Wheat Germ Glycerides
Wheat Germamidopropalkonium Chloride
Wheat Protein
Wheat germamidopropyl Ethyldimonium Ethosulfate
Yeast Extract

As palavras negritadas são as palavras chaves, acho que no meio de tantas palavras difícies denominando a composição do produto, elas são as que temos que saber. 
Wheat significa trigo;
Oat significa aveia; 
Rye significa centeio. 

Continua sendo muito importante ler os rótulos das embalagens antes de consumir alguma coisa, agora, o cuidado é redobrado com os cosméticos. 

#270diassemglúten


10 comentários:

  1. Muito legal este post. Wheat (trigo), Rye (centeio), Oats (aveia), Malt (malte), foi assim que fui descobrindo que as coisas mais simples da vida como tópicos, pomadas, creminhos, xampús e etc tinham glúten. Sou intolerante e só o fato de passar ácido azelaico no meu rosto causava tanta acne, que piorava o estado, até que eu descobri que o ácido tem um composto presente nos itens mencionados acima e agora eu fico neurótica lendo tudo que é rótulo, como se não bastasse eu já ter que ler pq sou vegetariana.

    Tive que abandonar algo que eu adora que é pizza.

    Abraços do Rio;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joice, que legal ter o seu depoimento.
      Bom, a nossa vida se resume em ler rótulos pelo jeito, né?!
      Eu sempre leio o rótulo dos produtos que consumo habitualmente, tenho receio de mudarem a composição, como aconteceu com um chocolate que eu amava comer que, da noite pro dia passou a ter glúten.

      Obrigada pelo carinho e comentário.

      Um beijo de São Paulo :)

      Excluir
  2. Vc saberia me dizer se o Shampoo da Seda contém glúten?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mardem, tudo bem?
      Quando fiz esse post eu usava um determinado shampoo da Seda e me atentei aos ingredientes, li calmamente e percebi que ele tinha glúten sim.
      Dá uma olhadinha no rótulo do que você usa e se tiver algum desses ingredientes citados no post, melhor suspender o uso. ;)

      Um beijo,
      Amanda

      Excluir
  3. Eu uso esse aqui Amanda:
    http://loja.paguemenos.com.br/Imagens/produtos/71/19471/19471_Ampliada.jpg

    Mas as letrinhas são muito pequenininhas...realmente não consegui achar algum desses ingredientes.

    Vc teria uma dica de Shampoo sem glúten e fácil de encontrar?

    Brigadão.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mardem,

    Eu usava um verde, não me lembro qual direito. rs

    Realmente as letras são bem pequenas, o que torna a nossa procura muito difícil, infelizmente. =/

    O que eu uso é o Pantene, esse aqui: http://goo.gl/Ku4nD7
    Ele deixa o meu cabelo mais solto e fácil de pentear e escovar. Super indico ele. Eu o encontro em todas as farmácias e hipermercados! ;)

    Um beijo,
    Amanda

    ResponderExcluir
  5. Oi, Amanda!

    Te agradeço pela dica do shampoo Pantene, também é o que estou usando, mas estava na dúvida sobre conter ou não glúten, (há poucas horas enviei um e-mail para empresa e ainda estou no aguardo de informações) então fiquei feliz em encontrar a informação aqui ... Valeu! Sucesso com o Blog!

    ResponderExcluir
  6. Não sei celíaca mas tenho uma sensibilidade muito grande com o glúten. Evito o máximo q posso e qdo consumo meu intestino trava e fico com muitos gases,barriga inchada.
    E as vezes após o banho, ou após passar maquiagem ou até protetor solar aparecem tipo como se fossem picadas de inseto, fica vermelho e coça. Penso que
    Pode ser glúten na composição mas pq não é sempre que isso acontece? Né?!

    ResponderExcluir
  7. A aveia em alguns países não contém glúten, o creme neutrogena é fabricado no México, será q contém?

    ResponderExcluir