domingo, 7 de outubro de 2012

Cachorro tem Doença Celíaca

E como se não bastasse nós, os cachorros também não toleram glúten! 

Assim como os humanos, os cães também não toleram glúten. O Setter Irlandês é a única raça conhecida que tem a Doença Celíaca. A doença aparece nos filhotes entre 4 e 7 meses de idade. Os filhotes não ganham peso e sofrem de diarréia crônica. A doença também é hereditária (transmitida de pais para filhos).


Setter Irlandês

Olhando essa fofura de cão, eu ficaria com dó, mas se a Doença for detectada em tempo, não há motivos para ter dó e nem se desesperar. 


Os sintomas da Doença Celíaca nos cachorros, são quase os mesmos que podem ter numa pessoa, que são: diarréia ou prisão de ventre, perda de peso, fraqueza, vômitos e anemia. As fezes do cachorro por der uma certa quantidade de mudo, que significa que o seu aparelho digestório está com alguma coisa errada. 

Os cachorros podem ter também, irritações na pele, perda de peso, inchaços, coceira, descamação e pele seca. Essas irritações geralmente, aparecem nas patas, na cabeça, no pescoço, nas orelhas e no estômago, sem descartar as infecções de pele e ouvido crônicas. 

O glúten também atinge as vilosidades do intestino delgado do cachorro, essas vilosidades são uma espécie de "bracinhos" responsáveis por absorver a proteína do glúten e levar à corrente sanguínea, se esses vilos forem danificados, o cachorro fica desnutrido. 

Vilosidades intestinais

O diagnóstico é feito também por exame de sangue e biópsia do intestino delgado. A única solução para isso, é não deixar o cachorro comer glúten, nada de dar pãezinhos pra ele enquanto ele fica te olhando comer fazendo aquela cara de cachorrinho abandonado. 

Dando uma garimpada sobre o assunto, eu encontrei duas dicas de rações sem glúten para ajudar na dieta do seu cachorro, uma foi no site da Royal Canini, é a ração Hypoallergenic, que é uma ração própria para os cachorros com alguma intolerância alimentar. Ela custa em média R$ 53,30. 
Ração Hypoallergenic 

A outra dica eu encontrei no blog Viver sem Glúten, é a Ração Golden, que é a base de salmão de arroz, você consegue encontrar essa ração no Pet Center Marginal e o pacote com 15kg custa em média R$ 94.90. 
Ração Golden 

Se você tem um Setter Irlandês, vale a pena investigar se ele tem a Doença Celíaca ou não e ter os devidos cuidados, já que a Doença é sempre tão difícil de descobrir, levando as vezes, a casos graves. 

#274diassemglúten



Nenhum comentário:

Postar um comentário