quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Intolerância ao Glúten e Dermatite Herpetiforme

Como se não bastasse a queda de cabelo, as unhas fracas, inchaço da barriga, flatulências, diarréia e fadiga, alguns celíacos também podem sofrer de Dermatite Herpetiforme. 
Vamos entender melhor o que é isso. 

Dermatite Herpetiforme são feridas na pele parecidas com queimadura e que coçam muito. 
Muitos celíacos tem essas feridas e talvez não sabem que podem ser intolerantes ao glúten, já que infelizmente, é um pouco difícil ainda de se descobrir essa patologia. 

Dermatite Herpetiforme - Fonte da imagem: Saúde Ig


Não se sabe qual outra causa a Dermatite Herpetiforme tem, o que sabemos é que ela realmente é uma variante da Doença Celíaca e ataca tanto os homens quanto as mulheres. 
Raramente ela ataca a quem tem um grau de anemia um pouco mais intensa que a anemia comum, causada pela falta de vitamina B12 e também doenças associadas à tireóide e linfomas intestinais. 

É importante não coçar a lesão, se isso acontecer, pode se formar uma bolha na superfície e a ferida piorar. 
As regiões do corpo mais afetadas são os cotovelos, os joelhos, a nuca, o couro cabeludo, nas costas e nas nádegas. Em alguns casos, o interior da boca pode ser atingida. 

A melhor coisa que se deve fazer, é procurar um médico, dizer que há a suspeita de Doença Celíaca e fazer os devidos exames para detectarem qual a procedência da Dermatite. 
Para ter certeza de que isso é mesmo a Dermatite Herpetiforme, é necessário fazer uma biópsia da lesão. Depois disso, recorrer para o tratamento. 

O tratamento mais eficaz para essa Dermatite, são as Sulfonas, que são remédios que contém enxofre em sua composição e ajudam a espantar a sensação de queimadura e coceira em até 48 horas. Esse medicamento não pode ser usado com exagero e também não afeta nenhuma anomalia intestinal. 
E claro, dieta isenta de glúten. Nada de trigo, aveia, centeio, cevada e malte. 

Insista para que o seu médico te ajude a investigar o motivo dessas feridas no seu corpo. Muitos médicos ignoram os sintomas da Intolerância ao Glúten. Eu passei por isso até chegar no Drº Fausto. Fui em 3 médicos e nenhum deles sequer desconfiou que o meu problema, era o glúten, e isso não aconteceu só comigo, conheci algumas pessoas que passaram pelo mesmo que eu. Infelizmente tem sido "comum" encontrar médicos assim, por isso eu falo que você precisa ser insistente com ele.

#286diassemglúten




9 comentários:

  1. Nossa... eu vivo com dermatites e sei o quanto elas incomodam... no meu caso já tive uma vez por causa do chocolate... snif... mas passou e continuo comendo chocolate... hehehehe... sou cheia das alergias... é muito ruim :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, que bom que passou e melhor ainda que dá pra você comer chocolate né?
      Agora é cuidar das outras alergias, quem sabe elas melhoram. Vamos nos cuidando! :)
      Obrigada sempre por sua participação aqui no blog. Adoro os seus comentários.
      Um beijão

      Excluir
  2. Ótimo texto... Demorei 10 anos para descobrir que a dermatite era provocada por glúten! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josi, obrigada.
      Nossa, 10 anos? Agora está controlada né?
      Bom, eu não posso falar muito, demorei 23 pra descobrir que a queda do meu cabelo era provocada pela intolerância ao glúten. =/
      Obrigada querida.
      Um beijo

      Excluir
  3. Pois é Amanda, deixei meu blog no outro comentário, lá conto toda história e muitas receitas! Beijos e vamos seguindo glúten free!!! http://josinaocontemgluten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Descobri que sou celíaca! É muito ruim...pois AMO massas! Está sendo difícil...Amanda, em SP você sabe onde encontro produtos sem glúten?

    ResponderExcluir
  5. Ola! Tenho dermatites em alguns pontos repetidos já a dois anos, passei por alguns médicos e me trataram com várias pomadas e um dia a mais ou menos três meses comecei pesquisar no Google tipos de dermatites localizadas e descobri a dermatite herpetica . Estou fazendo exames para confirmar, mas a dermato tem certeza que o diagnóstico é esse mesmo. Mas antes de chegar a essa medica fiz dieta por conta própria por um tempo e depois voltei a consumir o glúten normalmente e as lesões voltaram piores. Agora é só adaptação não é tão difícil. Adorei as informações afinal, so cheguei ao meu quase diagnóstico com as pesquisas publicadas por pessoas como vc Amanda. Obrigada e muito sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
  6. Ola! Tenho dermatites em alguns pontos repetidos já a dois anos, passei por alguns médicos e me trataram com várias pomadas e um dia a mais ou menos três meses comecei pesquisar no Google tipos de dermatites localizadas e descobri a dermatite herpetica . Estou fazendo exames para confirmar, mas a dermato tem certeza que o diagnóstico é esse mesmo. Mas antes de chegar a essa medica fiz dieta por conta própria por um tempo e depois voltei a consumir o glúten normalmente e as lesões voltaram piores. Agora é só adaptação não é tão difícil. Adorei as informações afinal, so cheguei ao meu quase diagnóstico com as pesquisas publicadas por pessoas como vc Amanda. Obrigada e muito sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, tudo bem?
      Espero que seus exames te ajudem a cuidar direitinho da sua dermatite. Tenho certeza que vai dar tudo certo! : )
      Você visitou um gastro? Eles costumam ajudar no diagnóstico.
      Eu fico imensamente feliz sabendo que consegui te ajudar um pouquinho. Esse é o propósito do blog desde que eu o criei. Obrigada pelo seu carinho e por dividir comigo isso, meu coração realmente se alegra com isso!
      Depois vem aqui e me conta sobre os resultados do seu exame? Quero saber de tudo!
      Tudo de melhor pra sua vida sempre.
      Um beijo com muito carinho,
      Aman

      Excluir