sábado, 13 de outubro de 2012

Bolo de cenoura sem glúten

Desde pequena eu adoro bolo de cenoura. Uma das primeiras coisas que pensei quando descobri ser celíaca, foi em como substituir o trigo para continuar comendo o bolo. E não foi tão difícil assim. Na minha primeira pesquisa, achei várias formas de substituição. E como essa receita teve sucesso, quero dividir ela com você! 

Bolo de Cenoura sem glúten - Ingredientes:

3 cenouras médias picadas
3 ovos
2 xícaras (de chá) de açúcar
2 xícaras (de chá) de farinha de arroz
3/4 de xícara (de chá) de óleo
1 colher (de sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata as cenouras, os ovos, o açúcar e o óleo no liquidificador. Em seguida, coloque em uma tigela e acrescente a farinha. Misture bem, e por último coloque o fermento. Asse numa forma untada com a farinha de arroz, em forno com temperatura média. 

Cobertura
Uma lata de leite condensado 
3 colheres (de sopa) de chocolate do padre 
1 colher (de sopa) de manteiga ou margarina

Eu, particularmente falando, não uso o liquidificador para fazer essa receita. Acho que demora um pouquinho. Eu uso a batedeira, colocando os ingredientes na mesma sequência. 

Outra coisa que faço é molhar o bolo com leite. A primeira vez que eu fiz essa receita, notei que o bolo ficou um pouquinho seco, e bolo de cenoura bom é aquele bem molhadinho né? 

Quanto a cobertura, eu não deixo chegar no ponto de brigadeiro, eu deixo ela um pouquinho líquida mesmo, pra que ela possa entrar no meio do bolo. 

Eu adorei essa receita, achei ela bem prática e rápida, sem nenhuma complicação quanto a substituição da farinha de trigo por uma farinha sem glúten. 

Agora, é só aproveitar! :)




Um comentário:

  1. Eu sou celiaca tb,e eu ja tinha feito um parecido,agora fiz esse..Vamos esperar para ver o resultado.Obrigada pela receita (:

    ResponderExcluir