terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cura para a Doença Celíaca

Eu acabei de chegar da faculdade e recebi uma notícia maravilhosa de um grande amigo, o Juá e posteriormente, vi uma mensagem de uma pequena amiga, a Natália, obrigada pelo carinho meus queridos.
Pois bem, a notícia tem o seguinte título: "Um cardápio de possibilidades surge com a nova vacina". Li a notícia e na primeira frase fiquei completamente eufórica e até mesmo, emocionada. 

"Uma vacina que impede o organismo de reagir ao glúten está sendo testada em 100 pacientes dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia."
Me lembro quando eu perguntei ao meu médico se existia a possibilidade de fazer um transplante de intestino para a cura da Doença Celíaca, ele disse que isso não iria ajudar, pois a Doença Celíaca é uma questão de imunidade, e isso não traria a cura. 
Sobre a questão de imunidade, os pesquisadores dizem o seguinte: "A nova vacina contém pequenos fragmentos de proteínas, que são responsáveis pelo desencadeamento do sistema imunológico durante o processo digestivo. Por serem tão pequenos, os fragmentos não são atacados pelo sistema imunológico que são aumentados gradualmente, permitindo que o sistema imunológico habitue-se lentamente a níveis mais elevados de glúten.".

Pronto Drº Fausto, vulgo Drº Herói, encontramos a solução pro "probleminha" de imunidade. 

Vontade de comer uma pizza normal, uma lasanha, uma coxinha e até mesmo o bolo de prestígio que a minha madrinha faz pra mim porque sabe que é o meu bolo favorito. Não passar mais vontade de comer um lanche numa festa de aniversário e um canapé em um casamento. Chegar num lugar tranquila sabendo que não vou ter problema em comer isso ou aquilo e ninguém vai ficar te olhando com cara de dó, porque muitas pessoas reagem assim ainda. Sofrer pra encontrar um restaurante que tenha o que eu posso comer. Poder tomar uma cervejinha num dia de calor intenso. Parar de perguntar aos garçons se o molho da carne tem ou não algum derivado de trigo ou caldo de carne e galinha, ter a tranquilidade de poder escolher com o Rô, uma lanchonete porque ficamos com preguiça de cozinhar...ter aquela vida "normal" de volta, seria um sonho. E saber que essa possibilidade de cura, está mais perto do que nunca, só aumenta a minha fé e a minha força de vontade para continuar cuidando da minha alimentação.

Enquanto a vacina não chega, eu vou continuar empenhada como nunca na minha dieta e sempre sendo eternamente grata ao Drº Fausto por todo o suporte que me deu e me dá desde Novembro de 2011. 

Eu vou ficar aqui, torcendo muito e acompanhando a evolução desses estudos para que essa possibilidade exista e esteja ao alcance de quem tem a intolerância ao glúten. E não é que não aguentamos a dieta, a conclusão disso é simples, é simplesmente porque as coisas que nós, celíacos podemos comer, não são tão saborosas como as coisas com glúten, o pão é um exemplo disso. Mas também temos algumas opções de comidas sem glúten, que são melhores que as comidas normais, o macarrão é um bom exemplo. 

A notícia que tanto me deixou feliz e com vontade de abraçar o mundo, é do 'O Globo', basta clicar aqui para você ler na íntegra, os detalhes. 

#277diassemglúten

11 comentários:

  1. Eu nunca havia ouvido falar em "doença celíaca". Não sabia que a intolerância ao glúten tinha a ver com isso. Não tenho esse tipo de problema mas aprendi muito aqui no teu blog.
    Parabéns por tua importante e corajosa iniciativa com meus votos de permanente superação!
    GK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gugu, tudo bem!?
      Primeiro, obrigada pelo acesso ao Glúten ZERO!. Segundo, fico muito feliz em saber que você aprendeu aqui sobre o que é a intolerância ao glúten, isso me deixa muito feliz, pois é o resultado de um trabalho bem feito né!? Espero continuar assim.
      Muito obrigada pelo carinho e pelas palavras, fiquei muito feliz com o seu comentário. Seja sempre bem vindo.
      Um beijo,
      Amanda

      Excluir
  2. Oie! Parece semalhante ao tratamento de alergia que eu fiz quando pequena... foi uma imunoterapia com base em vacinas... a alergia melhorou, mas não passou totalmente... ainda tenho crises de vez em quando... Mas espero que esse estudo dê certo! Vai ser ótimo!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran! :)
      Nossa que bacana!! Acho que só pelo fato de ter reduzido a "gravidade" da alergia, já é um alívio né!?
      Se essa vacina de cura para a Doença Celíaca for certeira, quero ser uma das primeiras, vai ser uma emoção e uma felicidade sem tamanho! Vamos torcer né!? :)
      Beeijos

      Excluir
  3. Olá, seu blog me chamou muita atenção! Já li quase todo, estou com suspeita de ter doença celíaca, então resolvi pesquisar sobre! Estou muito triste ainda e sem saber a quem procurar, eu precisava de um conselho, que especialidade da medicina eu devo procurar atendimento!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina, tudo bem?
      Muito bacana ter você aqui no Glúten ZERO.
      Bem, falando sobre a sua suspeita, primeiro quero dizer que você não precisa ficar triste. É normal que se sinta assim, até porque tem a questão de uma readaptação na nossa vida né? Mas calma, isso são suspeitas e se for constatado que você é celíaca, fique tranquila, pois existe uma porta escancarada ofertando várias soluções pra esse probleminha. Eu fiquei muito triste quando descobri ser intolerante ao glúten, mas logo vi que existem muitas outras opções para substituir os alimentos e fiquei até "feliz" em saber que pessoas que não tem essa restrição alimentar, escolhem fazer essa dieta pra levarem uma vida mais saudável. Rs
      Meus Pais e meu namorado por exemplo, preferem comer os meus biscoitos e o meu macarrão sem glúten por serem mais saborosos e mais leves. ;)
      Depois eu acho que você precisa observar como o seu organismo reage quando você come alguma coisa com glúten e quando não come. Os principais sintomas são inchaço na barriga, flatulências, diarréia e também queda de cabelo e fadiga. Vale muito a pena você ficar atenta a esses detalhes.
      Quanto a medicina, será ótimo se você for a um Gastroenterologista e pedir os exames que detectam a Doença Celíaca, peça o exame de sangue com o anti-transglutaminase e o anti-endomisio e insista para fazer uma endoscopia, pois dependendo do grau da Doença Celíaca, ela pode nem aparecer no exame de sangue, por isso a importância da endoscopia. E ainda assim, se você tiver essa patologia, existem vários graus. Por exemplo: tem o grau leve, que é o que te permite ingerir alguma coisa com glúten aqui e outra ali, existem os graus moderados e avançados, que te colocam numa dieta sem glúten e depois de um tempo, conforme o seu organismo se adapta à dieta, você pode comer alguma coisinha de vez em quando.
      Hoje em dia muitos lugares tem acesso a essa informação e são especializados em comidas sem glúten. Você não vai deixar de comer pizza, bolos, pães e biscoitos, você só vai trocar esses alimentos por outros bem mais saborosos, de verdade.
      E como você já deve ter visto, os testes para a cura da Doença Celíaca estão a todo vapor.
      Conte sempre comigo quando quiser conversar. Terei prazer em lhe ajudar e te mostrar que as coisas referente a esse assunto tem uma saída. O único problema é que eu falo demais, ficaria horas e horas aqui conversando com você sobre assunto sem ver a hora passar.
      Se você quiser conversar comigo por e-mail, fique a vontade viu? (ferreiramanda1988@gmail.com)
      Espero ter te ajudado. Conte sempre comigo. E me fale depois como foi tudo, por favor?
      Um beijo,
      Amanda

      Excluir
  4. Oi Amanda,
    tudo certo e com vc??
    Respondi por email!!
    Obrigada pela atenção!!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina. Comigo está tudo bem!
      Imagina, não precisa agradecer. Eu já o seu e-mail e vou te responder tá!? ;)
      Um beijo

      Excluir
  5. Olá amanda meu nome é Igor Daniel tenho 13 anos e infelizmente sou diabetico e alias, também tenho a doença celíaca ,no começo foi um transtorno quando a medica me deu o diagnostico da doença celíaca fiquei sem chão porque alem de ter uma doença muito seria que o é o diabetes descobri que tenho outra, fiquei muito triste no começo fica me perguntado porque eu? Porque eu? pode acreditar mais teve horas que comecei a ficar bravo com meu amigo DEUS.passou um mês e eu ja estava me acostumando, algumas vezes morria de vontade de comer ou uma coxinha ou uma lasanha que era muito dificil comer por causa do diabetis, agora nao posso comer mais, nao desisti em nenhum momento porque nao estou sozinho nessa como te disse tenho meu amigo DEUS e hoje vivo normal, tudo bem que as vezes tem algumas pessoas que ficam perguntando '' ai o quue vc come?'' ai eu responde '' Simples o que vc come'' nao me sinto muito confortavel com esse tipo de pessoas, da uma certa impresão que estao fazendo de proposito kkk em fim e hoje estou firme eforte e de cabeça erguida porque sou guerreiro de deus e nao desito nunca nem jamais que deus te abencoe te de muita saude Tchau amanda Grato Igor Daniel

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga o seu medico é do rio ? tem unimed? me ajude por favor!!!! descobri a doença e estou surtada!
    obrigada

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde! Sou celíaca desde que nasci, primeiro foram os vômitos e diarréias sem controle. A 7 anos descobri que ela voltou como dermatite hepertiforme, faço tratamento com Dapsona porém a médica não avisou que precisava de dieta free glúten. Hoje retorno a um alergista onde me coloca a par a da minha real situação. Se tiver mais descobertas volto e divido com vocês. Abraço

    ResponderExcluir