sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O que é a Doença Celíaca?


Assim que fui diagnosticada com Doença Celíaca, fui atrás de informações (além das que o médico especialista me passou) sobre o que comer e o que não comer, e então, obtive através de amigos e da internet, informações bem claras e objetivas sobre a Doença Celíaca, e pra você entender sobre tudo o que vou falar, acho importante explicar o que é isso. Vamos lá? 

'A doença celíaca é uma condição na qual o sistema imunológico responde de forma anormal ao glúten, podendo assim, causar danos no intestino delgado. 
O glúten é encontrado no trigo, centeio, cevada, e uma infinidade de alimentos dessa cadeia alimentar. 

O intestino delgado é responsável pela absorção dos alimentos e nutrientes. Assim, os danos causados ao intestino delgado pode levar à dificuldade em absorver nutrientes importantes. 

Infelizmente, a Doença Celíaca não tem cura, mas evitando o glúten geralmente pára o dano à mucosa intestinal e sua má absorção. 
A Doença Celíaca pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e afeta ambos os sexos.

Sintomas: 
Os sintomas da Doença Celíaca variam de uma pessoa para outra. Em sua forma mais suave, pode haver nenhum sintoma. No entanto, mesmo se você não tem sintomas, você pode não estar absorvendo nutrientes de forma adequada, que pode ser detectada com exames de sangue. Como exemplo, você pode desenvolver uma baixa contagem de sangue como resultado da diminuição da absorção de ferro.
Algumas pessoas têm sintomas incômodos da Doença Celíaca, incluindo diarréia, perda de peso, desconforto abdominal (dor de barriga), excesso de gases, e outros sinais e sintomas causados ​​por deficiências de vitaminas e nutrientes.
Algumas condições são mais comuns em pessoas com a Doença Celíaca, incluindo:
• Osteopenia ou osteoporose (enfraquecimento dos ossos);
• A anemia ferropriva (baixa contagem de sangue devido à falta de ferro);
• Diabetes mellitus;
• Problemas de tireóide (geralmente hipotireoidismo, uma disfunção da tiróide);
• Uma doença de pele chamada dermatite herpetiforme;
• Doenças do sistema nervoso;
• A doença hepática.'

Essas são as informações básicas que você deve saber sobre o assunto. 
Aos poucos vou falar sobre o diagnóstico da doença, suas causas e também de suas complicações (raras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário