segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Diagnóstico, causas e complicações da Doença Celíaca

Para dar continuidade ao post anterior, quero deixar aqui todas as informações que você deve saber na hora de falar sobre a Doença Celíaca.

Diagnóstico da Doença Celíaca: São realizados exames especializados para avaliar a absorção da D.XILOSE e dosagem de gordura nas fezes, assim como dosagem de anticorpos antigliadina,  antiendomíseo,  e  antitransglutaminase,  porém, é absolutamente necessária a realização da biópsia do intestino delgado (BID), para estabelecer o diagnóstico da Doença Celíaca, a qual deve ser obtida, preferencialmente,  da  junção  duodeno-jejunal.  

Doença Celíaca e suas causas: Ainda não está claro o que causa a doença celíaca, mas uma combinação de fatores ambientais e genéticos são importantes desde que a doença celíaca é detectada.

Doença Celíaca e suas complicações: 

Doença celíaca refratária - Uma pequena porcentagem de pessoas desenvolvem sintomas intestinais que não melhoram apesar do uso de uma dieta estrita livre de glúten. Em outros casos, sintomas intestinais inicialmente melhoraram com mudanças na dieta, mas depois voltam. Pessoas que têm esses problemas dizem ter doença celíaca refratária. A causa deste problema não é conhecido. O tratamento envolve medicamentos que suprimem a resposta anormal do sistema imunológico (por exemplo, os esteróides). 

Jejunite ulcerativa - Pessoas com doença celíaca refratária que não melhoram com esteróides (glicocorticóides) pode ter uma condição conhecida como jejunite ulcerativa. Esta condição faz com que o intestino delgado desenvolva múltiplas úlceras que não cicatrizam; outros sintomas podem incluir falta de apetite, perda de peso, dor abdominal, diarréia e febre. Esta condição pode ser difícil de tratar. O tratamento geralmente envolve uma cirurgia para remover a área ulcerada.
Linfoma - Câncer do sistema linfático intestinal (linfoma) é uma complicação rara da doença celíaca. Evitar o glúten normalmente pode evitar esta complicação.
Doenças da pele - A doença celíaca está associada a uma série de desordens da pele, dos quais dermatite herpetiforme é o mais comum. Dermatite herpetiforme é caracterizada por intensa coceira, geralmente localizadas nos cotovelos, joelhos, nádegas, costas, face, pescoço, tronco e ocasionalmente dentro da boca. A coceira só vai melhorar depois de eliminar o glúten da dieta, embora possa levar várias semanas para ver uma melhora significativa. 

Pronto! Agora que você já tem as informações mais importantes sobre a Doença Celíaca, podemos começar o nosso bate papo.
O Glúten ZERO! será o meu canal de comunicação para falar sobre minhas curiosidades e aprendizados sobre a Doença. 
Espero que goste, e se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser me perguntar algo, coloco-me a disposição para falar sobre o assunto.
Até breve! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário