quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um casamento x Glúten

Hoje eu quero te contar como foi estar num casamento e não poder comer de tudo. 
Esse fim de semana eu e minha família fomos a um casamento pra lá de especial, o casamento da filha de uma grande amiga da nossa família. Como a Mãe da noiva é a minha madrinha, ela me disse que o bolo seria a base de fécula de batata. Coisa boa né!? 

Durante a festa foram servidos diversos tipos de petiscos, porém, todos com glúten. 
Era muito estranha a sensação de só tomar refrigerante e olhar todos da mesa comendo aquelas delícias. 
A cada petisco, o Rô demonstrava uma certa preocupação com o que eu iria comer. E do outro lado, meu Pai demonstrava um dinamismo ao lidar com isso. Ele mordia um petisco e me dava pra cheirar e saciar ali, alguma vontade de comer...

Todas as vezes que vejo alguém comendo algo que não posso comer, faço um exercício mental que consiste em cheirar o alimento. Sim! Isso é meio agressivo mesmo! Mas, pensemos, quando você está gripada (o) e não sente o saber da  comida, você certamente, associa o cheiro ao sabor, correto!? Então, é a mesma coisa que eu faço. A única diferença é que eu não estou gripada. ;)
Então, eu cheiro e pronto!! A vontade passou! 

O mais legal da festa foi quando o Pai da noiva apareceu com um prato de pão de queijo pra mim! Isso, pão de queijo! Foi inevitável perceber o alívio do Rô e dos meus Pais ao me verem comendo! Já que então, eu só havia comido um pratinho de salada de maionese, que por sinal, estava delicioso. 


A gentileza do Pai da noiva ao me oferecer um refrigerante, uma água, um suco, ou qualquer coisa pra acompanhar os pães de queijo, foi incrível de se ver.
Eu saboreei cada pão de queijo bem devagar, e senti a minha fome sendo saciada de uma maneira confortante e claro, aliviada! :)
Todos quentinhos e deliciosos! Hummm...

Logo em seguida, começaram a servir o bolo! 
Depois do bolo de cenoura que eu fiz em casa (ainda vou postar a receita), esse foi o primeiro bolo que comi fora de casa. 
A minha madrinha garantiu que era a base de fécula de batata! Mas...e o meu medo!?? Vai que o buffet errou na receita...e a contaminação com o trigo, pode existir não é!? 
Peguei um pedaço do bolo! 


Que bolo delicioso! Nossa!! 
Sabores concentrados, textura consistente e recheio delicioso! 
A sensação que eu tive ao comer o bolo foi de um comercial de margarina, daqueles que a pessoa passa a margarina no pão quentinho e começa a flutuar sentindo o sabor do pão...
Eu me vi exatamente numa cena dessa...comer algo que teoricamente eu não posso comer, mas...mudando um ingrediente, posso comer, entende!? 
Que delícia! 

A cada dia que passa e eu descubro alguma coisa nova, fico imensamente feliz e aliviada, pelo simples fato de poder me sentir no meu mundo, que é o mesmo que o seu, que pode comer glúten.
Algumas pessoas já se referiram a mim como doente. E mais uma vez eu vou explicar, nem eu e nem ninguém somos doentes!! No meu caso eu sou uma pessoa que tem um certo tipo de intolerância alimentar, o que não me faz diferente de uma pessoa que pode comer de tudo. A palavra doente pra mim, não existe! ;)

Eu quero deixar aqui, meu agradecimento à minha madrinha e ao seu marido pelo cuidado comigo. Eles não tem ideia do quão gostoso é se sentir assim, cuidada e amada! 
Muito, muito, muito obrigada! :)

#165diassemglúten

Um comentário:

  1. Muito bacana isso mesmo! Na minha família a gente sempre tenta adaptar as receitas dos bolos pra que eu possa comer, nas festinhas sempre tem uma mesa de frios ou algo sem gluten que não seja o pão de queijo pq eu não consigo mais comer pão de queijo! rsrs...
    Vamos sempre trocando figurinhas! Tenho muitas receitas e coisas pra falar sobre essa vida sem gluten! :)

    ResponderExcluir