quarta-feira, 15 de maio de 2013

Retomando

Quando adolescente, sentia medo de ter alguma doença. Hoje, com meus 25 anos batendo na porta, posso dizer que continuo sentindo.

Por não poder comer glúten, tenho medo de ingerir alguma coisa contaminada. Fico me questionando se os restaurantes onde vou para almoçar ou jantar são realmente seguros, se o garçom vai ser sincero comigo quando pergunto se no prato escolhido tem ou não algum derivado de trigo e, mesmo comendo uma pizza sem glúten nos lugares que me garantem que a massa é livre e sem contaminação cruzada, ainda não confio plenamente.

Apesar de tudo, o medo se transformou numa doença no real sentido da palavra. Mas eu não sou doente. Nem eu e nem ninguém, oras!

Tudo isso pra dizer que depois de alguns meses ausente daqui, estou tentando me dedicar mais aos meus desabafos e descobertas do mundo glúten-free.

Muita coisa aconteceu, muitos lugares apareceram e muitas novidades também. 

O Dr. Herói tem me dado boas notícias e eu tenho me sentido bem melhor depois de uma anemia que grudou por aqui. Segundo ele, meu último exame está melhor. Depois de um ano, o que eu queria ouvir era que estava ficando tudo bem e ter a certeza de que a luta por comer direitinho, valeu muito a pena. 

Sei que meu esforço vale a pena não só por mim, mas sim pelo meu futuro. Afinal, quero garantir que a saúde dos meus filhos, esteja fora de qualquer risco, e isso depende só de mim. 

São #595diassemglúten



Prazer, Amanda

7 comentários:

  1. muito bem, Amandinha... você vai conseguir se manter na linha e saudável, o que mais importa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fran! :)
      Muito feliz com o seu acompanhamento aqui e sua força. ♥

      Excluir
  2. Oi Amanda! Parabéns pelo blog. Descobri que sou celíaca em março deste ano e ainda estou tentando driblar esse mundo repleto de glúten e de falta de informações na gastronomia brasileira. O grande problema é comer fora, viajar confiando na experiência e na palavra dos garçons. Mas nada é fácil na vida, e temos de ter força a cada dia! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! :)
      Obrigada pelo carinho.
      Pois é, driblar o glúten é uma tarefa um tanto quanto difícil, mas a nossa força de vontade é maior né?! Espero que você esteja conseguindo lidar melhor com esse desafio. Fique sempre ligada à contaminação cruzada, algumas pessoas sofrem com ela, outras não. Mas nunca é demais ficar atenta né?!
      Boa sorte na sua nova fase e conte sempre comigo quando precisar de alguma coisa, até mesmo bater um papo.
      Um beijo,
      Amanda

      Excluir
  3. Oi Amanda , eu não sou celíaca , porém contenho um dos genes que indicam uma pré-disposição à intolerância . Tenho sintomas tanto quanto um celíaco e descobri praticamente da mesma forma que você . Estou sem comer glúten há seis meses, eu acho . Às vezes a falta de informação das pessoas me fazem cometer gafes em relação à isso e passar mal também rsrs Quando descobri chorei igual a uma criança , porque iria ter que parar de comer meu amado pão francês , parar de tomar o chopp depois da facul e outras coisas ( que no fim foram muuitas que tive que deletar).Passei por um período de drama e birra que eu cheguei até a chorar quando vi o Burguer King na minha frente , ou de as vezes até mesmo não comer nada pra não ter que ficar perguntando tudo pra todo mundo ( eu costumava a comer fora de casa , e quando tocava no assunto tinha gente que achava que era drama meu e que um pouquinho só não faria mal , quem dera !), depois morri de rir de mim mesmo .Descobri isso tudo ano passado , com 21 anos , hoje me adaptei melhor à vida sem glúten e mesmo assim tenho que confessar que as vezes me dá um acesso de raiva por não poder comer sem ficar perguntando cada detalhe , sem ficar me preocupando com tudo . Fico feliz por ter me identificado com seus posts , não sou a única !!! Mas nesse pouco tempo pude perceber que ganhei também uma oportunidade única de ter uma alimentação muito mais saudável e consciente , apesar de os efeitos ainda estarem deixando meu corpo ( aquela história da tireóide , imunidade baixa , viroses horríveis ... tomara que você me confirme isso , mas dizem que em mais ou menos um ano nada disso vai acontecer fora do normal), achei legal que o seu namorado te acompanhe , meu noivo tadinho eu judiava dele antes , fiquei tão brava no início que não deixava ele comer nada com glúten na minha frente , pra eu não passar vontade e porque não aguentava saber que ele não comia perto de mim mas tinha escapatória durante a semana enquanto eu não tinha nenhuma, tem coisas que ainda não consigo ver ele comer perto de mim , to trabalhando nisso. Acho que estamos de Parabéns , porque sair de uma zona de conforto como a de antes não é fàcil , e só quem passa por isso sabe ! Adorei seu blog !
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa, tudo bem?! :)
      É isso mesmo, a falta de informação das pessoas é complicado para nós.
      Quando você tem a notícia que não pode mais ingerir o glúten, muita coisa passa na sua cabeça, o que pode e o que não pode, mas eu acho que o choque com a realidade é maior, a ficha só vai cair quando você ver alguém comendo algo que você não pode ingerir, né?! É exatamente isso o que você relatou.
      Quando meu médico me ligou pra falar da minha condição, eu pensei em batata, carne e arroz, mas eu só fui cair na realidade, quando minha Mãe chegou com um pão francês em casa e eu não pude comer. A gente pensa em jogar tudo pro alto muitas vezes, mas muitos fatores nos impedem de fazermos isso, né?!
      Sobre os efeitos que a DC nos dá, infelizmente é isso mesmo, até você colocar tudo em ordem no seu organismo, algumas mudanças vão ocorrer. Eu tenho umas feridinhas e coceiras na pele, mas estou sempre em contato com minha dermatologista pra nada fugir do controle. Me cuido bastante para reverter o grau de osteoporose que eu desenvolvi, espero estar indo bem. :)
      Hahaha...foi uma fase de teste com seu noivo, eu diria assim. rs
      Conte sempre com pessoas dispostas a te ajudar, nunca se sinta sozinha. Os desafios não param e nós somos mais fortes do que imaginamos. Coitado de quem acha que é drama né?! Santa falta de informação das pessoas. rs
      Com certeza estamos de parabéns. E a cada dia que se passa, a nossa alegria é infindável por casa obstáculo vencido. Você vai ver.
      Obrigada pelo seu comentário e pelo seu carinho. Fiquei emocionada com seu depoimento. Seja sempre bem vinda aqui e me conte de todas as suas descobertas, se quiser. :)
      Boa sorte Rayssa.
      Um grande beijo,
      Amanda

      Excluir
  4. Amanda, sou celíaca e necessito de um bom médico. pode me indicar um médico do Rio de Janeiro que trabalhe com unimed? obrigada

    ResponderExcluir